EDUCAÇÃO E POLÍTICA: O CASO DO PARFOR E SUA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

Walace Rodrigues, Cristiane da Silva Almeida, Edinilza Costa

Resumo


Este escrito busca compreender os pensamentos de Paulo Freire, em sua visão político-pedagógica, e relacioná-los ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Para tanto, refletimos sobre alguns conceitos deste educador brasileiro e os aplicamos ao PARFOR. Enquanto professores de tal plano, conhecemos as realidades dos acadêmicos das Licenciaturas/PARFOR, tanto no Estado do Tocantins, quanto no Estado do Pará. Portanto, refletir freirianamente sobre o PARFOR implica pensar nas relações entre as diferentes vivências educacionais dos estudantes do PARFOR, nas suas condições de produção do conhecimento pedagógico e nas influências de seus diferentes saberes para benefício intelectual de tais estudantes. Os resultados deste escrito mostram a inegável atualidade do pensamento de Paulo Freire e de sua influência pedagógica para pensar a educação brasileira em seus vários níveis.


Palavras-chave


Atualidade; Paulo Freire, PARFOR, Pedagogia.

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