A visão dos professores-colaboradores da educação básica sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física

Ana Paula Facco Mazzocato, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Cassiano Telles

Resumo


O estudo objetivou analisar a visão dos professores-colaboradores (PC) da Educação Básica (EB) sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) III da Licenciaturaem Educação Física(EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de um questionário e as interpretações das respostas se deram por meio da análise de conteúdo. Participaram 22 professores da EB que se prontificaram a ser PC do ECS III da Licenciatura em EF da UFSM. Concluímos que: a) os PC apresentaram três concepções de estágio: aplicação da teoria na prática; troca de conhecimento; e, conhecimento da realidade escolar; b) os PC apresentaram três perspectivas de seu papel/função: de uma ação parcial, isso é, uma via de mão única, onde somente o estagiário irá aprender sob a sua orientação, mediação, ajuda e/ou dicas; de uma ação de troca, isso é, de uma via de mão dupla, onde o estagiário e o PC irão aprender; e, de uma neutralidade na ação, isso é, de empréstimo do espaço escolar para uso do estagiário sem sua intervenção; e c) todos os PC reconhecem o seu papel/função na formação profissional do estagiário, mesmo que equivocada. Essa constatação indica a necessidade de discussões sobre a participação dos PC nos ECS.


Palavras-chave


Formação de professores; Estágio Curricular Supervisionado; Professor-colaborador.

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