O FILME “A COR PÚRPURA” E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Walace Rodrigues, Jane Guimarães Sousa, Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Haleks Marques Silva, Marcela Pereira Lima Arcanjo, Michol Malia Miller, José Rogério Silva Tenório Neri, Maria do Socorro Félix Bezerra, Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo

Resumo


Este artigo nasce das reflexões a partir do uso do filme “A cor púrpura” no ensino superior. Tal experiência ocorreu na disciplina de “Tópicos I: Ensino e Valorização da Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Este escrito partiu das observações de todos os estudantes da referida disciplina eobjetivou refletir sobre questões étnico-raciais e de gênero numa perspectiva humanista. A metodologia aqui utilizada foi a análise do referido filme em relação à bibliografia estudada. Os resultados demonstram a riqueza dos filmes enquanto mecanismos geradores de pensamentos críticos para a educação superior.

 


Palavras-chave


Ensino; Educação superior; Cinema; Questões étnico-raciais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.