O ENSINO DA GRAMÁTICA

Laís Oliveira Garcia, Bianca Lessa Manoel

Resumo


Muito se tem questionado a respeito do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Afinal, a gramática deve ou não ser ensinada? Diante de uma nova metodologia, como reagiria professores e alunos? Buscando responder tais questionamentos, o objetivo deste artigo é estabelecer uma reflexão acerca do ensino de gramática nas escolas. Ao educador compete o ensino da gramática normativa de forma contextualizada para o cumprimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais servem de referência para o trabalho de todas as disciplinas nos três níveis da formação escolar dos estudantes. Entretanto, percebe-se que muitas vezes esta metodologia de ensino ofertada é incompatível, pois muitos estudantes concluem o Ensino Fundamental sem saber ler e escrever adequadamente. Conclui-se que é necessário refletir sobre metodologia adotada pelo professor e, partir disto, encontrar nova perspectiva em relação ao ensino de língua portuguesa, a fim de proporcionar aos discentes um ensino eficaz.

 


Palavras-chave


ensino; gramática; língua portuguesa.

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