Articulações entre currículo e culturas: Uma experiência de pesquisa em educação

Caroline Delfino dos Santos, Caroline Delfino dos Santos, Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, Jurema Rosa Lopes Soares

Resumo


O presente trabalho configura-se como um relato de pesquisa e se propõe a apresentar dados substanciais referentes ao desenvolvimento de uma dissertação em educação. A pesquisa em questão teve como principal objetivo identificar de que forma o currículo escolar se articula às experiências de cunho cultural e econômico dos alunos. Metodologicamente tratou-se de um trabalho com abordagem etnográfica, tendo uma escola pública em Duque de Caxias/RJ como lócus das investigações. Assim, o trabalho de campo concentrou-se não apenas nas observações sobre o cotidiano, como também na realização de entrevistas com os sujeitos da comunidade escolar, com subsequente análise de suas narrativas. No campo do currículo e multiculturalismo, debruçamo-nos nos estudos desenvolvidos por Silva (2007). Os dados apontam para a necessária interlocução entre o currículo oficial e aspectos inerentes às culturas dos alunos, diálogo esse já promovido pelas educadoras entrevistadas, cujas narrativas revelam uma atenção sobre o contexto econômico dos alunos, bem como sobre suas marcas identitárias.


Palavras-chave


Educação; Currículo Escolar; Multiculturalismo;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.