OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL MULTIDISCIPLINAR EM TEMPO INTEGRAL DE QUALIDADE

Aline Dlugokenski, Dulce de Almeida Torres

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo identificar os principais desafios enfrentados por uma escola municipal de educação infantil multidisciplinar em tempo integral, situada no município de Getúlio Vargas/RS. Sendo assim, teve como problemática conhece-los. A partir dela, destacou-se como hipótese a falta de recursos financeiros, falta de espaços físicos, deficiência na formação continuada dos profissionais ligados a docência, uma má equipe gestora, falta de diálogo entre professores regentes da mesma turma, metodologias inovadoras, entre outros... Partindo desse pressuposto, a temática foi escolhida destacando a necessidade de um estudo sobre o cotidiano escolar de uma escola de educação infantil em tempo integral, por se tratar de um tema educacional ainda recente e que precisa ser aprimorado para melhor desempenho. A pesquisa em questão servirá como um auxílio, proporcionando a Escola, a comunidade em geral e a profissionais ligados a educação, o conhecimento dos diversos desafios enfrentados no cotidiano escolar, de uma escola de educação infantil em tempo integral. Contribuindo para possíveis soluções dos desafios e dificuldades enfrentadas pela escola campo de pesquisa. Amparando também, instituições escolares semelhantes que estejam passando por situações parecidas. Dessa maneira, procurou-se conhecer os principais desafios, apresentando opiniões dos principais profissionais ligados ao processo educacional, bem como, as possíveis soluções para os desafios encontrados. Entre elas, destaca-se uma formação continuada de qualidade, suporte pedagógico, uma estrutura física de qualidade, apoio familiar, uma gestão democrática de qualidade, entre outros.


Palavras-chave


Desafios; Criança; Docente; Integral; Infantil

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.