Refletindo sobre a profissão de docente no Ensino Superior atual

Walace Rodrigues, Gecilane Ferreira, Kerley Fernandes Duarte de Oliveira, Paula Fernanda Carvalho de Godoi, Heloísa Negri Sanches, Uallace Carlos Leal Santos, Jayrton Noleto de Macedo, Natália Pacheco Lanzoni Yamashita, Glenda Carvalho de Sousa, Wania Lima Fernandes, Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo, Eliezilda Oliveira de Sousa, Ana Chrystinne Souza Lima

Resumo


Este escrito busca pensar sobre a profissão de docente do Ensino Superior numa perspectiva pedagógica ampla, abarcando vários ângulos de tal profissão. Este escrito se coloca, metodologicamente, como um estudo teórico de caráter bibliográfico. Julgamos que este tema seja relevante para refletir sobre os diferentes aspectos da profissão docente no Ensino Superior em tempos atuais de grandes e rápidas mudanças no ensino brasileiro. Os resultados deste artigo mostram o quão multifacetado deve ser o professor do Ensino Superior atual para conseguir dar conta de uma didática que interesse a seu alunado e que o faça pensar criticamente. Vemos que a prática docente, em especial no Ensino Superior, é um constante desafio, principalmente para aqueles professores que não vieram de licenciaturas, como no caso dos cursos de Direito, na Medicina e nas Engenharias, entre outras áreas.


Palavras-chave


Ensino; Ensino Superior; Docência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.