Comer ou Não Comer? Eis a Questão! A Importância do Marketing Social na Saúde

Hellen Taynan Cavalcanti

Resumo


Simbolicamente, alimentar-se é um ato social. A indústria de alimentos, no geral, investe em publicidade que estimulam o consumo de alimentos com ideais de prazer e felicidade. Os consumidores ficam em situação de vulnerabilidade uma vez que não têm informação suficiente para estabelecer o limite entre prazer e bem estar. Este trabalho constitui um estudo teórico-empírico que enseja uma discussão acerca dos discursos das principais publicidades de alimento veiculadas no mercado. Pretende-se inquietar o meio acadêmico à necessidade de estreitamento sistêmico das ciências Sociais, Humanas e de Saúde com o mercado destacando a atuação do Marketing Social como influenciador de comportamento. Os resultados da análise das publicidades aqui apresentadas mostram superficialidades nas informações e conexão equivocada com o Marketing Social. A publicidade atua como colaboradora à vulnerabilidade do consumidor colocando dúvidas e contradizendo discursos científicos.


Palavras-chave


Marketing Social; Vulnerabilidade; Publicidade

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