Aspectos morfológicos do fruto, da semente e do desenvolvimento pós-seminal de areca bambu (Dypsislutescens (H. Wendl.) Beentje& J. Dranssf.)

Adriano do O Luz, Alessandra Martins Ferreira, Jose Roberto Tavares da Matta, Jaina Cristina Cabral Ferreira, Oseias da Silva Nascimento, Lina Bufalino, Breno Marques da Silva e Silva

Resumo


            Dypsislutescens (H. Wendl.) Beentje& J. Dranssf., popularmente conhecida como areca bambu, pertencente a família Arecaceae, é uma palmeira frutífera e medicinal amplamente utilizada no paisagismo e arborização de logradouros e vias publicas na Amazônia. Entretanto, as informações sobre a biologia, ecologia e fisiologia de frutos, sementes e plântulas de areca bambu são incipientes. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi descrever a morfologia do fruto, diásporo e da plântula da palmeira areca bambu. Os frutos, as sementes e plântulas foram avaliadas quanto às dimensões e forma, por meio de mensurações com paquímetro e balança e observações realizadas em estéreo-microscópio. Os frutos de areca bambu são drupáceos, indeiscente, carnosos, globoso a elíptico, opaco, levemente brilhante, glabro, com cálice e corola persistente na base, de coloração de verde claro na imaturidade a amarelo alaranjado na maturidade, medindo de 0,8 a 1,7g de massa fresca e 1,33 a 1,73cm de comprimento e 1,00 a 1,42cm de diâmetro. A semente é esternospérmica, albuminosa, de globosa a elíptica; com tegumento levemente rugoso, delgado a cartáceo, de coloração de marrom claro e marrom escuro; o endosperma homogêneo, rígido, branco, levemente brilhante, ocupando praticamente todo espaço interno da semente; e o embrião periférico, cônico, de coloração branca a amarelo-esverdeado claro e diminuto em relação ao tamanho da semente. A plântula apresenta germinação hipógea criptocotiledonar (germinação adjacente ligulada), com raiz primária e adventícias cilíndricas, de coloração branca a marrom clara e com poucos pelos absorventes; lígula; primeira e segunda bainhas; e folha composta por dois folíolos de nervuras paralelas.


Palavras-chave


plantula normal, germinação de sementes, Palmae.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.