Estudo temporal dos acidentes de trânsito em Rodovias Federais no Estado de Santa Catarina

Marco Aurélio Boehme dos Santos, Andrea Cristina konrath, Luiz Ricardo Nakamura, Rodrigo Gabriel de Miranda, Paulo Siga Thomaz, Ana Julia Righetto

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo temporal dos acidentes de trânsito em Rodovias Federais do Estado de Santa Catarina. Os dados utilizados foram obtidos no banco de dados públicos e oficial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no qual um boletim de acidente de trânsito (BAT) é emitido. A série de dados corresponde ao período de 2007 até outubro de 2019, divididos em três categorias: acidentes leves, graves e fatais. Em decorrência de algumas características específicas observadas nas séries em estudo, o modelo autorregressivo integrado de média móvel sazonal (SARIMA) foi utilizado. O melhor modelo ajustado (selecionado com base no valor de U-Theil e no critério de informação de Akaike) foi utilizado para realizar previsões de acidentes, para cada uma das categorias em estudo, para os meses de novembro de 2019 até abril de 2020. Essas previsões foram posteriormente comparadas com os valores reais observados, a fim de se verificar a acurácia do modelo. Os resultados mostram que o modelo SARIMA ajustado é uma boa alternativa para o estudo das séries temporais analisadas

Palavras-chave


Modelo SARIMA; Previsão de acidentes; Técnicas Estatísticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.