Ser “docente” Influências na escolha da “profissão”

Edyane Maria de Souza Gonçalves, Andréa Flávia de Brito Gonçalves, Marilene de Oliveira Bertti, Suelene Regina Donola Mendonça, Maria Angela Boccara de Paula

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os “eventos” que influenciaram na escolha da profissão docente de um grupo de mestrandos. Analisar como se deu a escolha e identificação profissional desses mestrandos, tanto para aqueles que se vêem como docente, quanto para os que exercem a profissão, mas não se identificam como profissionais desta área. Esta pesquisa enquadra-se como básica. O resultado desta análise revela que, mesmo pessoas com formações diferentes exercem a profissão docente e se vêem como professores, enquanto outros ocultam esse exercício. Para compreender essas questões, esta pesquisa dispôs do método misto - qualitativa e quantitativa. A pesquisa caracterizou-se como básica e exploratória. Os instrumentos aplicados aos sujeitos estudados foram: a entrevista semiestruturada individualizada, transcrição das entrevistas, tabulação de eventos – em biogramas – e análise destes conteúdos.


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