A pedagogia de Bachelard

Anny Ramos Viana

Resumo


O tema desse artigo é a pedagogia de Bachelard. Sendo a educação constitucionalmente reconhecida como um direito de todos, sem distinção de qualquer natureza, revelando-se a sua prestação em dever partilhado pelo Estado e pela sociedade, é necessário que o ensino venha ser prestado com o máximo de zelo possível, pois o compromisso é com o indivíduo e, também, com a sociedade, que receberá futuramente o profissional formado. Nesse contexto, a função da escola, socialmente constituída, é de promover a educação, ministrando o ensino com base em princípios constitucionais, dentre os quais se insere a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Já o papel do professor é mediar esta relação que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo para a construção de sua aprendizagem. O objetivo geral desse estudo é identificar as contribuições de Gaston Bachelard à pedagogia científica. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, com método de abordagem dedutivo. Também será utilizada pesquisa bibliográfica em livros impressos, bem como em artigos científicos, teses, dissertações e normas legais localizadas na internet. Os principais resultados obtidos demonstram que as contribuições de Bachelard à pedagogia científica são demonstradas à medida em que se considera que, conforme o dito autor, a construção do conhecimento teria início a partir do próprio sujeito, representando tal fato uma conquista para o mesmo. Bachelard, revolucionário para a época, surge travando verdadeiro combate aos pressupostos fundamentais da tradição científico-filosófica, instaurando novas categorias que possibilitam uma compreensão mais clara e mais profunda da ciência da sua época.


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