SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA CONTADA A PARTIR DE UMA ENTREVISTA

Vanessa Reis Medeiros, André Ribeiro Soares Borges, Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Dóris Mendes Ramos de Siqueira, Maria Auxiliadora Ávila, Mariana Aranha de Souza, Maria Aparecida Campos Diniz, Maria Teresa de Moura

Resumo


O presente artigo tem como objetivo o exercício analítico da análise de uma entrevista enquanto estratégia para a discussão sobre a trajetória docente na disciplina de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. O referencial teórico apoiou-se em autores como Tardif, Day, Marcelo, Bolívar, Roldão, Shulman, Nóvoa, entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a formação docente e ao desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa voltada para a narrativa biográfica, contada a partir de uma entrevista. Os resultados demonstraram que a identidade do professor é formada a partir de reflexões da prática, carregadas de desafios e sentimentos. Trata-se de uma pesquisa com temas atuais e relevantes ao desenvolvimento profissional.


 

Palavras-chave: Trajetória docente. Desenvolvimento Profissional. Identidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.