OS TEMAS PRIORIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA EM RELAÇÃO AO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Leandro de Oliveira Silva, David Almeida dos Santos, Hellen Candida Alves

Resumo


No campo educacional, a forma mais adequada de se avaliar se tornou um tema constante, especialmente após as reformas curriculares da década de 1990. Percebemos, desde então, uma pressão sobre as escolas para que obtenham bons resultados nas avaliações externas. Uma destas avaliações é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 e, atualmente, responsável pela seleção dos candidatos a cursos superiores. O presente artigo se propõe a identificar as áreas priorizadas por professores de Ciências/Biologia e compará-las com os temas mais abordados nas provas do ENEM, em suas 22 edições, buscando contribuir para uma maior compreensão da prática docente. Para isso, as provas das edições anteriores do ENEM (1998 a 2019) foram baixadas, e as questões de Ciências/Biologia foram classificadas em diferentes grupos temáticos. Além disso, por meio de formulários eletrônicos, foi realizada uma pesquisa com professores de Ciências e Biologia, atuantes em escolas de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu e Macaé, pertencentes ao Estado do Rio de Janeiro. Os professores foram questionados quanto à prioridade dada a cada área temática em suas aulas. Conclui-se que a maioria dos professores de Ciências/Biologia participantes da pesquisa desenvolve uma prática cotidiana que contempla os temas mais abordados pelo ENEM. Nossa constatação sugere que estes professores estão contribuindo para um maior entendimento dos alunos sobre esses importantes temas, de forma a melhor prepará-los discussões e abordagens futuras, inclusive no ENEM.

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