SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O QUE O SERVIÇO SOCIAL TEM A VER COM ISSO?

Autores

Resumo

O presente estudo tem a expectativa de contribuir para o premente debate sobre Infância e Adolescência e Saúde Mental, situando esta última no viés da Atenção psicossocial, apreendida nesse trabalho como uma política de amplo potencial de alcance para a construção de uma rede de cuidados, ou seja, uma nova ética de cuidado. Apresenta-se ainda o contexto de acolhimento institucional como um campo de análise, articulando tal discussão com o Serviço Social, considerando a afinidade desta profissão com pressupostos voltados para plena emancipação, autonomia e liberdade dos sujeitos, mesmo quando o adoecimento e/ou sofrimento são parte de sua forma de ser ou estar na realidade objetiva.

Biografia do Autor

Camila Fernandes de Oliveira Marques, UFRJ

Formada em Serviço Social pela UFRJ em 2009. Especialista em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência pelo IPUB/UFRJ em 2020. Especialista em Família, Infância e Juventude pela FAGOC em 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Fernandes de Oliveira Marques, C. (2020). SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O QUE O SERVIÇO SOCIAL TEM A VER COM ISSO?. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(5), 151–170. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6372

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres