OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA(O) ASSISTENTE SOCIAL: desafios postos ao estágio supervisionado e ao exercício profissional.

Diego Augusto Rivas dos Santos, Renata Goulart Franciscano do Amaral

Resumo


O presente artigo é proveniente de reflexões e inquietudes que emergiram com a propagação da doença SARS-Cov-2 ocasionada por um coronavírus que provocou a adoção de medidas de isolamento e distanciamento social adotados por toda a população em nível planetário. A pandemia do COVID-19 reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e a crise sanitária resultante desse cenário pandêmico, observadas no Brasil, provocou a adoção de medidas drásticas, porém necessárias, como forma de evitar a propagação do vírus que pudesse a vir sobrecarregar os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) que não encontra-se preparado para receber um volume tão alto de demanda. Deparamo-nos com a suspensão de diversas atividades, inclusive as educacionais e os respectivos estágios supervisionados. A partir dessa vivência que esse estudo é elaborado, tomando por base as experiências vivenciadas pelos autores: a) docente e assistente social de uma instituição de ensino superior e; b) discente de Serviço Social vinculada à mesma instituição de ensino superior e estagiária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. As reflexões aqui tecidas são provenientes das novas estratégias adotadas neste momento marcado por incertezas e novas descobertas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, construída a partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto e a necessidade de aprofundar o debate sobre o tema formação e atuação profissional da(o) Assistente Social, abrangendo o estágio supervisionado e o exercício profissional.


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