A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS IMPOSTOS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

Silvia Silva Martins Pinheiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal a realização de uma breve análise em torno da política de educação no Brasil e dos principais desafios que se impõem às práticas educacionais no país diante de um contexto marcado pela crise estrutural do capitalismo, a qual vem se delineando desde a metade da década de 1970. Busca-se avaliar como a agenda neoliberal, a reconfiguração do papel do Estado e o processo de financeirização das políticas sociais nas últimas décadas do século XX ampliaram e intensificaram os processos de corrosão da política social, em especial a política de educação nacional. A partir da análise bibliográfica em torno das questões supracitadas, o que se evidencia é que no decorrer da história a educação foi submetida a inúmeras transformações e houve uma significativa expansão das escolas. Todavia, a qualidade do ensino público não se consolidou. Na atual conjuntura a lógica mercadológica tem moldado a formação do ensino no país. Nesse sentido, a educação passa a se configurar como mera mercadoria e fica subordinada aos interesses econômicos.

Palavras-Chave: Educação; Universidades; Crise Estrutural; Neoliberalismo.


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