Implantação de trilhas interpretativas como recurso pedagógico para a educação ambiental na Baixada Fluminense, RJ - Brasil

Carlos Eduardo Silva Jascone, João Rodrigues Miguel

Resumo


Das dez escolas do Estado do Rio de Janeiro com as piores notas no IDEB 2011, nos anos iniciais do ensino fundamental, cinco ficam localizadas na Baixada Fluminense. Existe então a necessidade urgente de um estímulo para a melhoria na prática de ensino. O conteúdo de Ciências Físicas e Biológicas para o ensino básico, contempla conteúdos de Zoologia, Botânica e Ecologia que tem nos trabalhos de campo um atrativo para o seu aprendizado. O presente estudo visa à implantação de trilhas interpretativas em duas diferentes unidades de conservação, afim de, fornecer informações e dados importantes sobre a fauna e flora locais, subsidiando a prática docente dos professores lotados nas Unidades Escolares da Baixada Fluminense. Os trabalhos de campo serão realizados mensalmente no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Nova Iguaçu) e no Parque Natural Municipal da Taquara (Duque de Caxias), de forma alternada, com o objetivo de analisar as trilhas existentes e classificá-las de acordo com os critérios específicos. Com as informações coletadas, materiais para professores serão produzidos, tais como cartilhas, folders, guia fotográfico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.