Ensino de Probabilidade contextualizado em um formato Interdisciplinar

Reinaldo Amirato Dias, Adriano Vargas Freitas

Resumo


Atualmente, no âmbito educacional, reafirma-se a importância de buscarmos estratégias pedagógicas que aproximem a realidade da sala de aula à realidade do aluno. Uma das formas de trabalhar o ensino de matemática de forma a atingir tais objetivos pode ser através do uso de instrumentos do seu cotidiano, usando assim, o conceito de interdisciplinaridade. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância de um trabalho interdisciplinar, utilizando como foco, o ensino de probabilidade no ensino médio. Tendo por base os PCN´s e outros estudos da área de Educação e Educação Matemática, tais como Japiassu (1976), Fazenda (1979), Morim (2000), Lopes e Coutinho (2009), estamos desenvolvendo uma sequência de atividades visando apresentar e analisar métodos de aplicação da abordagem interdisciplinar na escola básica. Nossa pesquisa qualitativa será desmembrada nas seguintes partes complementares: revisão de literatura, desenvolvimento de produto educacional e aplicação e análise do produto.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.