A práxis pedagógica de um professor com deficiência visual: o ensino de álgebra em um curso de licenciatura em matemática

Paloma Miranda Gonçalves, Haydéa Maria Marino de S. Reis, Eline das Flores Victer

Resumo


A partir da análise de trabalhos acadêmicos na área de Ensino das Ciências voltados para estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual, constatamos a carência de pesquisas nesta área que visam auxiliar na rotina pedagógica de professores de Matemática do Ensino regular que atuarem com alunos com deficiência visual incluídos. Com vistas a contribuir para a capacitação desses docentes, resolvemos fazer esta pesquisa sobre o ensino de Álgebra, tendo por objetivo geral investigar a práxis pedagógica e a trajetória acadêmica de um professor com deficiência visual que ensina Álgebra em um curso de Licenciatura em Matemática, com o intuito de compreender como este docente, mediante vias alternativas distintas, construiu e atualmente ensina este conceito, partindo dos sistemas sensoriais de que dispõe. Como suporte, a pesquisa apresentou um referencial teórico dividido em dois eixos: o primeiro abordou os conceitos de Educação Inclusiva, Deficiência visual e Cegueira e as Legislações voltadas para a Educação Especial no Brasil. O segundo tratou do conceito de Álgebra, os pré-requisitos para a sua aprendizagem e as principais características da Álgebra escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, realizamos um estudo qualitativo, de natureza etnográfica. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista aberta, análise documental e observação direta das aulas de Álgebra Abstrata ministradas pelo sujeito do nosso estudo. No roteiro da entrevista, as perguntas abordaram a questão da deficiência visual, sua trajetória acadêmica, tempo de serviço no magistério e sua prática pedagógica. A entrevista foi realizada no horário e local de trabalho deste professor. Os documentos analisados foram todos os disponibilizados pelo próprio e pela Universidade em que atua, tais como: ementas de disciplinas, pautas de notas, instrumentos de avaliações e livros utilizados durante as aulas. A observação direta foi realizada durante dois meses de um semestre letivo. Os dados observados em campo foram registrados em um diário e a entrevista foi gravada pelo próprio pesquisador para posterior transcrição e análise. O método de interpretação dos dados seguiu as técnicas empregadas para Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados concluímos que o docente, em sua prática pedagógica,valoriza a aproximação e o diálogo constante com o discente e o incentiva a trabalhar em dupla envolvendo reciprocidade e solidariedade e que o aprendizado da Álgebra é facilitado quando se incentiva a leitura e a interpretação dos enunciados dos problemas propostos. Concluímos ainda que tais procedimentos utilizados pelo docente são imprescindíveis para ambientes educacionais com alunos inclusos. Baseados nos resultados encontrados neste estudo, elaboramos um audiobook contendo indicadores capazes de subsidiar a prática docente na Educação Básica Regular, para alunos com deficiência visual em ambientes de Educação Inclusiva.


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