Herbário Didático no ensino da Botânica

Míria Simões de Araújo, João Rodrigues Miguel

Resumo


O ensino da Botânica no Brasil apresenta-se ainda voltado para exposição didática dos conteúdos, o que vem a desmotivar e dificultar o aprendizado dos alunos. Normalmente para o ensino desse conteúdo, não são utilizados procedimentos que permitam o contato dos alunos com os vegetais, o que tornam maiores as dificuldades em se ensinar e, consequentemente, em se aprender Botânica. Faz-se necessário desenvolver ações com alunos na interface com o ensino e a pesquisa, qualificando o processo de aprendizagem e visando ao acréscimo de conhecimentos sobre a flora e suas diversificações a gestão responsável dos recursos explorados. O presente trabalho tem como objetivo a criação de um Herbário Didático destacando sua importância e dinâmica de funcionamento para promover a compreensão da necessidade do uso dos termos técnicos em aulas de Botânica utilizando-se de metodologias de ensino que despertem nos alunos o interesse pelo processo de construção de conhecimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.