Educação Matemática e Tecnologias: implicações no ensino na Educação Básica

Jorge Dias Ferreira

Resumo


Educação Matemática e Tecnologias: implicações no ensino na Educação

Básica

Jorge Dias Ferreira

Chang Kuo Rodrigues

 

Considerando as mudanças significativas que impactaram a sociedade contemporânea nas últimas décadas, observa-se que a área da Educação foi uma das mais afetadas. Ao avaliar o papel do professor e as atribuições a ele delegadas, constata-se que os espaços educacionais requerem desse profissional uma disponibilidade cada vez maior de tempo, ampliando a sua jornada semanal de trabalho em preparação de aulas, correções diversas, lançamento de notas, aprimoramento acadêmico e pedagógico etc. Tendo como parâmetro essa realidade vivenciada pelos docentes de todos os segmentos educacionais, acredita-se que a disponibilização de um material de apoio de qualidade, elaborado para auxiliar o professor em suas atividades educacionais, pode contribuir de modo significativo para otimizar o tempo desse profissional no desempenho dessas tarefas.

Com o intuito de contribuir para com a prática docente diária, o produto educacional, advindo da dissertação de Mestrado, ainda em construção, cujo título é Educação Matemática e Tecnologias: implicações no ensino na Educação Básica, é um material de apoio informático para professores que atuam nas disciplinas das áreas exatas, em especial em Matemática, de modo a auxiliar ainda mais aqueles que já se utilizam de instrumentos tecnológicos em suas aulas e buscam motivar seus alunos a conhecerem os recursos educacionais de informática disponíveis na rede de computadores, a internet. Estes servirão de apoio para facilitar o processo de aprendizagem, assim como incentivar os docentes que ainda não se aventuraram nesse universo educacional que se expande a cada dia.

Na primeira parte desse Produto, serão apresentados os diversos tipos de licença dos softwares, tais como: software aberto, comercial, shareware etc, dando ênfase aos softwares de código aberto, gratuito ou livre, da área de Matemática.

Na segunda parte será feita a apresentação de alguns softwares mais conhecidos e divulgados na internet; uma breve análise e utilização desses programas e sites e onde eles se encontram disponíveis na rede.

Na terceira, são apresentadas sugestões de atividades de Matemática Básica que possam ser resolvidas ou assimiladas com maior facilidade pelos educandos, com a operação ou demonstração de teoremas com o auxílio de alguns desses softwares.

Por fim, há a indicação de sites que se encontram disponibilizados na internet, direcionados para a divulgação no ensino da Matemática, ou seja, ambientes virtuais que disponibilizam programas de Matemática para serem adquiridos gratuitamente ou experimentalmente, aulas expositivas de conteúdos diversos dessa disciplina, exercícios de graus variados, material de apoio para tarefas ligadas a essa disciplina, entre outros.

A partir da elaboração deste Produto Educacional, objetiva-se que ele venha a contribuir como material de apoio para o professor de Matemática em sua lida diária e, ao mesmo tempo, despertar o interesse e a curiosidade dos alunos pela disciplina, auxiliando, dessa maneira, a desmistificar esta ciência tão presente, tão próxima e essencial na vida de qualquer cidadão, entretanto, estigmatizada por muitos como “atributo de mentes privilegiadas”.

 

Palavras-Chave: Educação Tecnológica. Ensino da Matemática. Formação continuada. Internet. Softwares educacionais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.