Análise da satisfação da comunidade local em relação ao evento turístico Natal Luz de Gramado (RS)

Nara Cavalheiro, Paula Orlandi Martchner, Edegar Luis Tomazzoni

Resumo


Eventos culturais são estratégias importantes de fomento turístico e de desenvolvimento socioeconômico local. Para tornar o ambiente favorável à realização, é fundamental que se conheçam as visões da comunidade como ator-chave do sistema organizacional do evento.
O Natal Luz, com mais de cinquenta espetáculos, alguns inéditos, e mais de novecentos mil visitantes, em 74 dias de programação, é exemplo do pioneirismo de Gramado na realização de eventos turísticos. Objetiva-se, neste artigo, analisar a satisfação da comunidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, em relação ao evento Natal Luz.
Realizou-se a pesquisa de campo em duas etapas. Na primeira (de 18 a 26 de setembro de 2010), consultaram-se duzentas pessoas do município para que citassem, livremente, por meio de uma única questão aberta, um ponto forte e um fraco do evento. Na segunda (de 2 a 16 de outubro de 2010), aplicaram-se instrumentos de questões fechadas a mais duzentas pessoas da comunidade local, para avaliar, em escala de “péssimo” a “excelente”, os três pontos fortes e os três fracos mais citados na primeira etapa. Formularam-se também três questões fechadas sobre o “Projeto Pet — Responsabilidade e Inclusão Social”, uma das atividades que mais representam a participação da comunidade no Natal Luz. A pesquisa mostrou que o índice de satisfação geral da comunidade de Gramado para com o evento é de 95%. Infere- -se, porém, que o Natal Luz poderia ser considerado excelente pela maioria dos moradores de Gramado, se fossem minimizados os pontos fracos.

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