Estudo do processo de decisão de compra adotado pelos turistas na compra dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousadas de Paraty-RJ

Jarbas Raimundo do Prado Filho, Odilon José de Oliveira Neto, Marli Auxiliadora da Silva, Leonardo Caixeta de Castro Maia, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado

Resumo


Neste estudo, de natureza exploratória e descritiva, analisou-se o processo de decisão de compra adotado por turistas na aquisição de serviços de hospedagem ofertados por pousadas de Paraty-RJ, concentrando-se no processo de decisão de compra e suas etapas: reconhecimento do problema, busca por informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-se questionário a 124 turistas. Analisaram-se os dados, usando o software SPSS por meio de frequência e cruzamento de variáveis (crosstabs). Verificou-se que as variáveis — comodidade, grupos de referência, higiene e amigos — caracterizam as etapas do processo de decisão de compra relativas ao reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas e decisão de compra, respectivamente. Em relação à pós-compra, o conceito ótimo prevaleceu sobre os demais. No perfil do consumidor, sobressaem os turistas brasileiros, casados, do sexo masculino, com idades entre 21 e trinta anos, com curso superior e renda entre R$2.201,00 e R$3.400,00

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