Desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: um estudo em uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sul — Brasil

Marcos Antonio de Souza, Daniele Gonçalves Braga, Alexandre Xavier Vieira Braga

Resumo


O objetivo do estudo é identificar o desempenho e a competitividade de empresas pertencentes a uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os indicadores foram aplicados de forma comparativa entre os períodos pré e pós-ingresso na rede. Os dados foram coletados no 1.º semestre de 2008 mediante entrevista em profundidade com o presidente da rede e questionários respondidos pelos gestores das 16 empresas participantes da rede. Utilizaram-se 32 indicadores, identificados conjuntamente com os gestores das empresas. Os resultados revelam que houve melhora acentuada, no período pós-ingresso na rede, presente em 25 dos indicadores; seis indicam que houve manutenção da posição em ambos os períodos, enquanto que apenas um indicador revelou resultado inferior após ingresso na rede.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais