Observatório de Inovação Social do Turismo: o envolvimento da academia, governo e sociedade civil organizada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Cristiane Rezende, Luiz Gustavo Medeiros Barbosa

Resumo


O Observatório de Inovação Social do Turismo é um programa de pesquisa que visa à geração de conhecimentos relevantes à questão da proteção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
A integração entre academia, setor público e organizações não-governamentais constitui uma proposta de cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de uma crítica sólida, academicamente fundamentada e que possa gerar mudanças positivas nas realidades locais.
Para o desenvolvimento das pesquisas, foram formados grupos de trabalho, compostos por acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada e coordenados por professores de universidades locais de cinco municípios brasileiros que representassem diferentes realidades quanto aos problemas da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo: Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As pesquisas têm como objetivo fomentar uma reflexão teórica além de descrever as melhores práticas locais sobre o tema. Como estratégia, foi utilizada a participação da sociedade civil organizada nos grupos de pesquisa de forma a facilitar o acesso às comunidades que vivenciam o problema assim como induzir os governos locais na implantação de políticas sociais.
Ressalte-se que a participação da academia e da sociedade, por meio da troca das diferentes experiências locais poderá estimular ainda mais o desenvolvimento de ações fundamentadas para a proteção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais