Planejamento e Gestão de Intervenções Urbanas como Estratégia de Desenvolvimento dos Grandes Destinos Turísticos

Lucia Capanema Alvares, Luiz Antônio Antunes Teixeira, Altamiro Sérgio Mol Bessa

Resumo


Muitas cidades têm empreendido significativas mudanças no planejamento e gestão do espaço urbano com o objetivo de se tornarem atraentes no competitivo mercado global para empresas, investimentos, eventos e sobretudo para o turismo. Este artigo busca fornecer subsídios aos planejadores e gestores de turismo das cidades que desejam tornar-se um destino internacional, particularmente as brasileiras. A partir da revisão de literatura, os autores discutem as contribuições do planejamento e da gestão de intervenções para o desenvolvimento de localidades de modo a posicioná-las no circuito turístico internacional; Constroem finalmente um Modelo de Análise de Intervenções Urbanas para o Desenvolvimento do Turismo para aplicação em projetos de desenvolvimento de recursos turísticos, buscando transformá-los em produtos capazes de aumentar o número de visitantes, inserir as localidades no mercado internacional, melhorar os indicadores sociais, econômicos e ambientais, dentre outros resultados.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais