Aspectos do turismo mundial, situação e perspectivas desta atividade no Brasil

Wilson Abrahão Rabahy

Resumo


O trabalho se propõe a discutir a importância e os impactos que as atividades do turismo exercem na Economia, destacando os aspectos do emprego, divisas, renda e sua distribuição regional. A partir desse entendimento, procura examinar a evolução dos mercados do turismo mundial, tanto em relação aos seus principais centros emissores, quanto aos receptores, suas tendências e perspectivas.
No que tange aos mercados receptivos, uma análise comparada em uma visão de 10 anos de prazo, são verificadas graduais tendências de expansão das distâncias médias das viagens, perspectivas essas que favorecem os novos destinos, onde se inclui o Brasil.
Nesse contexto são, então, analisadas as características do turismo internacional no Brasil, sua evolução, composição e tendências, levando-se em conta as interveniências de fatores exógenos, - como atentados terroristas e catástrofes naturais -, bem como de fatores internos brasileiros, - como as taxas de câmbio, o crescimento da economia, os investimentos nas atividades de turismo e de suporte, inclusive quanto à segurança.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais