Como a indústria hoteleira responde a solicitações de informações via correio eletrônico? O caso do município do Rio de Janeiro

Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, Saulo Barroso Rocha

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teórico a literatura recente sobre Tecnologia da Informação e Turismo, procurou avaliar como 67 hotéis do município do Rio de Janeiro responderam a solicitações de informações de clientes que utilizaram como meio o correio eletrônico ou formulário em websites. Na impossibilidade de realizar esta análise em sentido amplo, incluindo todo o cenário nacional, especificamente as cidades turísticas definidas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), optou-se por fazer, em uma primeira fase, a análise da indústria hoteleira presente na cidade. A pesquisa utilizou-se de análise qualitativa através da interpretação do conteúdo de respostas enviadas pelos hotéis . Os resultados da pesquisa revelaram que muitos dos hotéis não estão preparados para lidar com este tipo de ferramenta eletrônica. Demonstrando assim o despreparo e a falta de conhecimento dos mesmos para gerenciar a tecnologia, acarretando provável perda de clientes e, conseqüentemente, de receitas. Diante disso, percebemos que a oportunidade de desenvolvimento nesta área, de Tecnologia da Informação e Turismo, é fundamental para a competitividade da indústria hoteleira deste município.

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