O papel das DMO na gestão dos destinos turísticos: abordagem conceptual (1999-2014)

Autores

  • Rosário Mira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro
  • Andreia Moura Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Mariana Cabral Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4507

Palavras-chave:

DMO, fatores, sistema turístico, sucesso

Resumo

No presente artigo, visa-se a analisar a forma como a relação organizada entre indivíduos, estruturas e ambientes conduz ao sucesso dos destinos turísticos e como as Destination Management Organizations (DMO) afirmam a liderança na gestão eficaz dessa rede de relações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre essa temática, recorrendo à pesquisa bibliográfica na base de dados Scopus. Verificou-se que as DMO devem ser responsáveis pela dinamização de redes, interesses dos stakeholders, gestão operacional do destino e recursos. Para tal, devem constituir-se como uma estrutura metaorganizacional com capacidade para executar atividades estratégicas e operacionais de gestão, designadamente: marketing, planejamento e desenvolvimento de produtos, gestão dos recursos físicos, humanos, tecnológicos e financeiros e avaliação do desempenho desse destino.

Biografia do Autor

Rosário Mira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Professora Especialista em Turismo; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Doutoranda do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro; Auditora da UNWTO para a qualidade do ensino em turismo;

Zélia Breda, Universidade de Aveiro

Professora Auxiliar; Universidade de Aveiro; membro integrado da Unidade de Investigação GOVCOPP - “Governança, Competitividade e Políticas Públicas”, Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro

Andreia Moura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Assistente Convidada em Turismo; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra; Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro

Mariana Cabral, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Assistente Convidada em Turismo; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra; Doutoranda do programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro

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Publicado

2017-06-23

Como Citar

Mira, R., Breda, Z., Moura, A., & Cabral, M. (2017). O papel das DMO na gestão dos destinos turísticos: abordagem conceptual (1999-2014). REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(1), 53–70. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4507

Edição

Seção

Artigos