Perfil e frequência de uso das On-line Travel Agency (OTA) por consumidores na rede hoteleira de Natal/RN

Gislainy Laise da Silva, Luiz Mendes Filho

Resumo


Atualmente, grande parcela dos clientes que fazem o uso de Online Travel Agency (OTA) é de jovens, pelo fato dos mesmos possuírem a facilidade de se adaptar ao inovador. Porém, sabe-se que a internet já atinge quase todas as idades e não se sabe ao certo qual é o perfil desse consumidor. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou descrever e analisar o perfil e frequência de uso dos consumidores que utilizam as OTA’s para reservar um meio de hospedagem. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. A análise foi realizada através de estatísticas descritivas para analisar os objetivos traçados pela pesquisa. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que em relação ao perfil dos entrevistados, existe uma prevalência do gênero masculino e no tocante à idade estes consumidores são considerados adultos, não tão jovens (25 a 34 anos) e adultos com certa experiência com compras online (35 a 44 anos). Caracterizam-se por obter um alto nível de escolaridade, como também uma renda considerada elevada. Verificou-se que a maioria dos respondentes faz parte do grupo dos consumidores ocasionais, seguidos dos moderados e um número pequeno faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Como também que a maioria dos consumidores de OTA’s não fez a utilização de conteúdo gerado pelo usuário para trocar reservas de hospedagem.

Palavras-chave


Online Travel Agency; Reservas de meios de hospedagem; Consumidores.

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