Produção Científica sobre Turismo de Base Comunitária em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (2008-2017): Pesquisa bibliográfica e análise das metodologias

Mayra Laborda Santos, Bruna Ranção Conti

Resumo


O presente estudo configura-se uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender as principais contribuições teórico-metodológicas da produção científica sobre turismo de base comunitária em Reservas de Desenvolvimento Sustentável, contemplando os artigos publicados nos últimos dez anos. A busca dos estudos ocorreu em seis bases, pelo uso de critérios que auxiliaram no refinamento da seleção, devidamente descritos na seção metodológica. Dos 21 artigos inicialmente identificados, restaram, após a análise dos critérios de seleção, apenas seis. O parco número de publicações, levando-se em consideração os critérios de seleção do estudo, evidencia, entre outras contribuições, a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que contemplem o turismo de base comunitária com lócus nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável, não só por ela ser uma categoria de Unidade de Conservação genuinamente brasileira, mas por contemplar em seus objetivos, previstos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a permanência de grupos sociais em seu interior, com histórico de uso tradicional do território, por meio do manejo sustentável dos recursos naturais. Nesse sentido, o turismo de base comunitária é apresentado, então, como uma possível alternativa econômica para esses grupos. Com relação às metodologias adotadas nos artigos analisados, todas se enquadram em uma abordagem qualitativa. E os resultados demonstram ainda uma concentração de estudos na região sudeste do Brasil, apesar de as RDS estarem mais presentes na região norte do país.

Palavras-chave


produção científica. Turismo de Base Comunitária. Reservas de Desenvolvimento Sustentável. pesquisa bibliográfica. Análise metodológica.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 mayra laborda santos, Bruna Ranção Conti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.