As emoções dos visitantes das Ruínas de São Miguel das Missões/RS expressadas no TripAdvisor

Felipe Borborema Cunha Lima, Alice Leoti, Tércio Pereira

Resumo


Um dos papeis que as plataformas digitais têm assumido, é a função de apresentar as apreensões e representações dos turistas e visitantes sobre os destinos visitados. Esta interação pode acarretar efeitos diversos, dentre eles, exibir a percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços adquiridos, influenciar na consolidação da imagem de um destino, bem como interferir na tomada de decisão da compra de novos consumidores. Nesse sentido, tem-se por objetivo mapear e descrever as emoções percebidas nos comentários das avaliações dos turistas e visitantes sobre as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), publicadas na plataforma digital TripAdvisor. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com base na abordagem das valências, utilizando a teoria das emoções básicas de Ekman e Friesen (1978) e, a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Ao final, foram coletados 821 comentários que resultaram na identificação de 889 percepções emocionais. Os resultados apontaram à prevalência de emoções positivas, tendo destaque a alegria, em associação direta com as questões históricas, ao status de Patrimônio Mundial e ao espetáculo Som e Luz. As emoções negativas, embora em menor número, mencionaram a preocupação com a salvaguarda do bem.


Palavras-chave


Emoção; Patrimônio Mundial; Rio Grande do Sul/Brasil; Ruínas de São Miguel das Missões; Turismo cultural.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Felipe Borborema Cunha Lima, Alice Leoti, Tércio Pereira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.