O evento ciclístico “Pedala Trento” e suas contribuições para o cicloturismo em Nova Trento/SC e região
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5631Palavras-chave:
Cicloturismo. Turismo de Aventura. Turismo. Nova Trento/SC.Resumo
O cicloturismo possibilita a visitação a atrativos turísticos com maior mobilidade, exercício físico e sustentabilidade, interagindo com a natureza e o patrimônio cultural ao longo do percurso. Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do evento ciclístico Pedala Trento para estruturação e desenvolvimento de circuitos de cicloturismo na cidade de Nova Trento (SC) e municípios vizinhos. Nova Trento é reconhecida como capital catarinense do turismo religioso devido a Santa Paulina, motivando a visita de turistas e peregrinos. O cicloturismo apresenta-se como uma forma de dinamização do turismo, com possibilidades para o desenvolvimento local e regional e contribuir para preservação e conservação do patrimônio cultural e meio ambiente, pelas interações entre os cicloturistas com as comunidades nos percursos. A pesquisa é qualitativa, com estudo de caso e utilização de dados estatísticos e observação participante, com os resultados apresentados por análise interpretativa. O Pedala Trento tornou-se um evento de atratividade para a prática do ciclismo em uma região com o turismo religioso consolidado. A receptividade do evento proporcionou a criação de um projeto para implantação de rotas de cicloturismo autoguiadas envolvendo os municípios próximos. Como resultado é apresentado um conceito para cicloturismo adequado as questões contemporâneas, que pode contribuir para a constituição de características que possibilitem aproximações teóricos nos estudos. Como possibilidades para estudos futuros sugere-se pesquisas sobre as contribuições econômicos, culturais e sociais do cicloturismo para o destino e as motivações, necessidade e interesses dos cicloturistas nos destinos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.