A avaliação do visitante sobre a infraestrutura de transporte à Ilha do Combú, um atrativo turístico amazônico de Belém (PA)

Jamyle Cristine Abreu Aires, Alan Carlos de Jesus Costa, Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Flavio Henrique Souza Lobato

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a infraestrutura dos terminais e dos meios de transporte utilizados para o deslocamento até Ilha do Combu, Belém (PA), a partir da percepção do visitante. Os procedimentos metodológicos utilizados partiram de abordagens qualitativa e quantitativa, fazendo uso de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo. Como instrumentos de coleta de dados, foram empregadas observações sistemáticas in loco e aplicação de questionário. Os dados revelaram que as pequenas embarcações e os terminais que efetivam o transporte à Ilha do Combu apresentam precárias condições estruturais, não oferecendo segurança, comodidade e acessibilidade, sobretudo para idosos e Pessoas Com Deficiência (PCDs). Tal situação gera implicações à atividade turística desenvolvida na ilha, visto que o visitante se sente insatisfeito e temeroso com a insegurança ao qual se vê exposto.


Palavras-chave


Avaliação dos visitantes. Ilha do Combu. Infraestrutura. Transportes. Turismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5772

Direitos autorais 2020 Alan Carlos de Jesus Costa, Jamyle Cristine Abreu Aires, Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Lincoln Noronha Correa Júnior, Gilvando Souza Silveira, Flavio Henrique Souza Lobato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.