Percepção da paisagem turística da Lapa, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5791Palavras-chave:
Patrimônio cultural. Memória coletiva. Impressões individuais. Marcos turísticos. Imagens representativas.Resumo
Diante de ameaças à recente retomada da dinâmica socioespacial no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, oriundas da crise da economia, do estigma da violência e da desordem da infraestrutura, o objetivo geral da pesquisa consiste em avaliar a percepção da paisagem dessa região por não moradores da cidade, caracterizados como potenciais turistas. Nesse contexto, são consideradas as suas impressões individuais e o seu grau de reconhecimento de marcos turísticos e de imagens representativas para compreensão da memória coletiva do lugar. Organizados a partir do embasamento de fundamentos teóricos pertinentes à temática, os procedimentos metodológicos adotados para desenvolvimento empírico do estudo de caso foram pautados na aplicação de questionário e na interpretação das suas respostas. Com vistas à formulação de subsídios a políticas públicas de gestão urbana, os resultados alcançados evidenciam a pré-disposição dos entrevistados para a visitação da área estudada, com indicativos de que as características do patrimônio histórico e da vida noturna são atrativas ao turismo. Alguns componentes paisagísticos também são amplamente reconhecidos, diagnosticando-se importantes traços de identidade local. Cabe, portanto, aos gestores públicos e à sociedade como um todo, a responsabilidade pela salvaguarda desses bens materiais e imateriais.Downloads
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Lima, W. C. S., Hardt, L. P. A., Hardt, C., & Hardt, M. (2020). Percepção da paisagem turística da Lapa, Rio de Janeiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(1), 106–124. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5791
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.