Release do Grupo de Pesquisa em Turismo

O Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio coordenado pelo da Profa. Deborah Zouain da Unigranrio, composto por Gabriela De Laurentis, Kaarina Virkki, Paola Lohmann, Ana Paula Lima, Lucas Augusto, Marcio Ferreira e Pedro Curvello vem participando de congressos e publicações, no Brasil e no exterior. 

Os estudos tiveram início em 2014 na FGV Rio, visando explorar os Impactos de Megaeventos Esportivos nas cidades-sedes, através das percepções de residentes e turistas, antes, durante e após a Copa do Mundo Fifa 2014. 

Como forma de aprofundar mais o tema de turismo e megaeventos, a equipe de pesquisadores do projeto, Paola Lohmann, Gabriela De Laurentis e, Kaarina Virkki, organizou o ciclo de palestras Innovation, Tourism and Sport Mega Events com duração de dois dias, nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2014, na Fundação Getúlio Vargas, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. 

Em 2015, iniciaram o novo projeto de pesquisa, dando continuidade à temática de estudos sobre megaeventos esportivos, com foco nos Jogos Olímpicos Rio2016. O presente projeto com financiamento da FAPERJ teve seus dados divulgados da pesquisa realizada com residentes do Rio de Janeiro, na fase pré-Jogos em evento na UFF e em palestras para estudantes de universidades americanas. Na inauguração oficial da sala do Núcleo, foram apresentados os resultados parciais da pesquisa com turistas e residentes da fase durante os Jogos, em 18 de Outubro de 2016. 

Além das pesquisas que realizam, o grupo também é responsável pela editoração da Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo – Revista OIT, que desde 2015 está vinculada à Unigranrio. 

Contato:

E-mail: nucleopesquisatur@gmail.com

Universidade do Grande Rio – Unigranrio

Rua da Lapa, 86, 9° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ.