LIÇÕES DE ANATOMIA: UM DEBATE SOBRE A MORTE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Cely Carolyne Pontes Morcerf, Camila Nunes de Figueiredo, Laura Lermen, Klicia Mayra Lopes Neves, Lisiane Marcolino Brinholi, Sandra Pereira Impagliazzo

Resumo


Para debater sobre questões éticas e angústias relacionadas ao tema da morte durante o curso de medicina, a liga acadêmica de saúde mental da Unigranrio (LASM) realizou uma atividade sobre o impacto do uso de cadáveres em aulas de anatomia. Considerada um fracasso para a medicina, a morte não é um tema trabalhado com freqüência. O contato com a morte inicialmente ocorre nas aulas de anatomia, porém o estudante de medicina não está preparado para esse momento e se sente muito angustiado durante o estudo de cadáveres.  O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência reflexiva da LASM na tentativa de humanizar e ampliar o olhar do estudante de medicina para os aspectos bioéticos. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.