DESVENDANDO OS TERMOS UTILIZADOS EM SAÚDE COLETIVA ATRAVÉS DO USO DE UM GLOSSÁRIO ONLINE

Fernanda de Souza, Mariana dos Santos Borges, Maria Lúcia Ferreira dos Santos Fernandes Filha, Márcia Isabel Gentil Diniz, Gerardo Marcelo Uri Kahan

Resumo


Refletir sobre a emergência de novas bases que exigem uma ação pedagógica inovadora e que garantam a superação dos processos de transmissão de conteúdo organizados apenas de forma didática, oferecendo ao aluno novidades que facilitem seu entendimento e despertem seu interesse. Em relação à forma como são transmitidos os seus conteúdos, ou seja, não somente em relação à sua forma, que costuma ser pautada de forma geral em uma abordagem tradicional de ensino, no qual o estudante é um ser passivo diante do conhecimento transmitido, mas como estar atento continuamente para adequar todo o planejamento do processo de ensino- aprendizagem primando pelas inovações tão solicitadas na sociedade do conhecimento e tão bem recebidas pelos educando e esta preocupação se faz presente na referida disciplina. Desta forma, se oferece ao aluno do 3º período do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF)na Saúde coletiva 1 uma proposta facilitadora do ensino, com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que visam o aperfeiçoamento da aprendizagem. Tal disciplina que já incorporou inovações como site, ícone para celulares com conteúdos específicos da disciplina para serem acessados de qualquer lugar pelo usuário e outras inovações em situações colaborativas professor-aluno. Nesta experiência aqui relatada introduziu-se disponibilizando no blog utilizado pelos seus acadêmicos um glossário com os principais termos utilizados em Saúde Coletiva, de acordo com as bases teóricas oferecidas pela disciplina.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.