APLICABILIDADE DOS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Raiane Lima Dias de Abreu, Scarlet Kelen da Costa Gomes, Thiago dos Santos, Raquel de Castro

Resumo


O graduando de enfermagem precisa desenvolver competências e saberes multidisciplinares para exercer com qualidade o exercício profissional. O Conselho Federal de Enfermagem por meio da resolução (COFEN) nº 311/07 aprova a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem, ressaltando como responsabilidade e dever no Art. 140: o aprimoramento de conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão. Desta forma, enfatizamos a importância do aprimoramento de conhecimentos científicos para subsidiar a qualidade e segurança1a no cuidado. O discente de enfermagem precisa ser desenvolvido para atender uma das demandas essenciais para o curso de graduação em enfermagem: o processo de aprendizagem de saberes nas esferas das ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais, concomitantemente com as ciências da enfermagem. (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem sobre resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001.) Uma das atividades para atender as demandas do processo de aprendizagem é o mapa mental. Percebemos que esta ferramenta pedagógica traz a importância do despertar, do exercício do raciocínio crítico reflexivo para uma formação de maior qualidade, exigindo dos profissionais maior poder de decisão com raciocínio lógico e coerente, bem como conexão com as informações, conceitos e fluxos. Diante deste exposto e de inúmeras metodologias que são oferecidas no curso de graduação de enfermagem dos pesquisadores deste relato, o mapa mental merece destaque pois, suas técnicas de aprendizagem tem um alto poder de memorização, fixação e evocação rápida de conteúdo. A respectiva metodologia foi vivenciada pelos pesquisadores nas seguintes disciplinas: Cuidados de Enfermagem a Saúde do Adulto e Idoso III e IV, Métodos Auxiliares de Investigação Clínica em Enfermagem, e posteriormente na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem II. A motivação para multiplicar a experiência foi a grande facilidade de aprendizado que o uso do mapa nos proporcionou, dentre os mais variados temas abordados pelos docentes. 

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