MONITORIA EM PROCESSO DO CUIDAR II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 2 ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Lohrana Duarte Nascimento Motta, Tanara Pio Pereira, Sonia Cristina Fonseca Eugenio

Resumo


A monitoria nas disciplinas de ensino superior é de extrema importância e de grande valia para os alunos em processo de formação profissional. O ganho excede diversas vertentes, o monitor relembra todo o conteúdo aprendido nos semestres anteriores, os alunos ganham com a experiência e contribuição dada pelo monitor e cria-se laços interpessoais entre o monitor e o professor da disciplina. O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados (ASSIS - 2006). Segundo a Ementa da Disciplina de Processo do Cuidar II, ela visa Disciplina de Processo do Cuidar II visa introduzir os princípios de biossegurança direcionada ao profissional de saúde, instrumentalizando o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem utilizando os diagnósticos de enfermagem de NANDA. O aluno monitor experimenta, em seu trabalho docente, de forma amadora, os primeiros júbilos e contratempos da profissão de professor universitário. O fato de estar em contato direto com alunos, na condição também de acadêmico, propicia situações extraordinárias e únicas, que vão desde a alegria de contribuir, pedagogicamente, com o aprendizado de alguns, até a momentânea desilusão em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora. (ASSIS-2006). O que faz um aluno em formação a querer participar de um processo de se tornar um monitor, será que essa experiência é realmente de grande valia para esse estudante na questão ensino aprendizado?

 

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