Abordagem das temáticas “saúde bucal de gestantes e bebês” e “saúde do homem” em salas de espera: significâncias político-pedagógicas das experimentações vivenciadas em um estágio supervisionado

Luiz Eduardo de Almeida, Valéria de Oliveira, Mabel Miluska Suca Salas, Bárbara Boechat DIAS, Kássia Campos Gomes, Bruna de Cássia Barbosa Sena, Laila Ludovino da Cruz Soares, Brenda Batista da Silva, Grazielly de Lima Xavier, Jéssica Assis Torres Silva, Jéssica Lopes Mendes, Kelly Cristina Mendes, Larissa Oliveira Matos, Maria Luíza Vieira Lopes

Resumo


Objetivo: analisar as significâncias político-pedagógicas de duas vivências experimentadas (“Saúde bucal de gestantes e bebês” e “Saúde do homem”) por estagiários de um curso de Odontologia em salas de espera de uma Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS). Metodologia: estudo qualitativo transversalmente estruturado sob estratégia narrativo-descritiva e moldado à técnica argumentativa. Resultados: o “Estágio Supervisionado em Unidade de Atenção Primária I” foi didaticamente sistematizado em dois períodos, “Pré-intervenção” e “Intervenção”. Do primeiro, se desvendaram três ações, a “Pactualização do enlace ensino-serviço-comunidade”, a “Contextualização dos acadêmicos estagiários” e a “Estruturação e ambientalização das equipes de trabalho”. Já o segundo foi guiado pela lógica pedagógica do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar), onde todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática, ou seja, salas de espera da Unidade de Atenção Primária de Saúde do bairro JK do município de Governador Valadares, MG. Conclusão: das experimentações vivenciadas algumas inferências merecem destaque: a concepção pedagógica de estratégias práticas de ensino pautadas na articulação ensino-serviço-comunidade; a escuta na identificação dos problemas/demandas a serem enfrentadas pela equipe estagiária; o reconhecimento do potencial dos ambientes de espera para a implantação de ações educativas; a importância de disseminar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.


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