Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Educação, Ciências e Matemática é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica da UNIGRANRIO (Mestrado) e destina-se à  divulgação de artigos inéditos na área de Ensino das Ciências e Matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental e médio. É uma revista de natureza interdisciplinar, com periodicidade quadrimestral (abril, agosto e dezembro). Procura contemplar artigos que articulem ciências, matemática e educação, apresentando contribuição inédita. Aceita textos em português, inglês, francês e espanhol (que serão publicados na lí­ngua submetida ou em formato bilingue, português e uma lí­ngua estrangeira). Conta com um conselho editorial formado por pesquisadores do Brasil e do exterior, tendo como público-alvo pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores.

 

Chamada para Dossiê O ENSINO DAS CIÊNCIAS EM MOMENTO DE PANDEMIA.

Prazo de Submissão: até 31 de agosto de 2020

O prazo não será prorrogado.
Número máximo de 5 autores.

 

Políticas de Seção

Artigos

Esta seção destina-se à divulgação de artigos inéditos na área de Ensino das Ciências e Matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental e médio, contemplando artigos que articulem  ciências, matemática e educação/ensino, apresentando contribuição inédita.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produtos Educacionais

Está seção foi desenvolvida para divulgação de Produtos Educacionais provenientes de pesquisas em Ensino, deverão ter no mínimo oito e no máximo doze laudas (incluindo referências, figuras e notas explicativas), deverá conter objetivos, procedimentos metodológicos, aplicabilidade do produto em sala de aula, público alvo, discussão, considerações finais e referências.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista de Educação, Ciências e Matemática conta com um grupo de especialistas de notório saber na Área, que avaliarão os trabalhos. Os manuscritos deverão ser enviados sem a identificação de autoria (inclusive no registro do arquivo que pode ser acessado através da opção propriedades do Microsoft Word).  A Equipe Editorial poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo a partir dos pareceres. Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, perante os relatores, os nomes dos autores. Os artigos submetidos devem ser originais e inéditos. Poderão ser submetidos arquivos nos formatos Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Se o artigo apresentar endereços de páginas na Internet (URLs), estes deverão estar ativos e prontos para clicar. O texto deve seguir as diretrizes para autores especificadas na seção sobre a Revista. 

 

Política de Acesso Livre

Todo o conteúdo da revista está disponível para acesso livre imediato. Esta decisão baseia-se na importância de democratizar o acesso ao conhecimento produzido em todos os níveis de especialidade e áreas do conhecimento.