PROPOSTA PARA A REELABORAÇÃO CONCEITUAL POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Rafael Pina Lima, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva

Resumo


Diversos temas químicos requerem dos alunos uma elaboração conceitual para que os fenômenos observáveis sejam compreendidos, sendo estes, muitas vezes, disseminadores de ideias contrárias ao ponto de vista científico. O presente artigo tem como finalidade propor a utilização de um Kit de Experimentação Investigativa (KEI), composto por 09 experimentos científicos, para tratar diferentes conceitos de Química, visando propiciar aos estudantes condições de construírem e/ou reconstruírem suas concepções alternativas em torno de modelos explicativos cientificamente aceitos. O KEI sugerido neste trabalho foi confeccionado adotando as premissas de materiais de baixo custo, fácil manuseio, reprodutível e com dimensão portátil, visto que muitas escolas não apresentam infraestrutura laboratorial, bem como dispõem de poucos recursos financeiros, não podendo adquirir materiais dispendiosos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio