EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EMERGÊNCIA DA APROXIMAÇÃO DOS CAMPOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Felipe Marangoni Robledo, Patrícia de Oliveira Plácido

Resumo


Com a expansão de um modelo de sociedade industrial e urbana, emerge a necessidade de refletir sobre a crise socioambiental e seus mecanismos de enfrentamento, dentre os quais, nesse contexto, surge a Educação Ambiental – formal e não formal. Diante disso, neste ensaio, que decorre dos debates travados em duas pesquisas de doutorado na área de meio ambiente, objetiva-se analisar as vertentes da Educação Ambiental e a veemente relevância do diálogo entre a Educação Ambiental − numa perspectiva crítica, transformadora e emancipatória – e o movimento de Justiça Ambiental. A Educação Ambiental consolida-se no ambiente escolar em resposta à sociedade sobre a problemática socioambiental, porém carregada de múltiplas faces e sentidos em disputa. Para tanto, é de suma importância que os processos formativos em educação, explorem a temática ambiental numa vertente crítica e emancipatória, especificamente numa sociedade injusta e desigual, tanto no que se refere aos fatores econômicos, quanto aos problemas e danos ambientais desigualmente distribuídos pela sociedade (ACSELRAD, 2010).  Este estudo irá se orientar pelo paradigma da teoria crítico social (FRIGOTTO, 1997), crítico dialético (GAMBOA, 1997) ou ainda teoria crítica de acordo com Alves-Mazotti (2001). Esse paradigma está pautado no materialismo histórico dialético (MARX, 1982), com o foco na perspectiva da transformação social. Na esteira da análise, observa-se que, em contextos marcados pelo crescente expansão de industrial e pela forte presença de programas de Educação Ambiental empresarial, esse diálogo possibilita a compreensão da interdependência dos fatores econômicos, históricos, políticos e ambientais, em busca da sustentabilidade socioambiental.


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ISSN: 2238-2380

 

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