EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO: ENCONTROS E DESENCONTROS

Autores

  • Elienae Genésia Corrêa Pereira SME/RJ e IOC/FIOCRUZ
  • Helena Amaral da Fontoura Faculdade de Formação de Professores/ UERJ
  • Lucia Rodriguez de La Rocque IOC/FIOCRUZ

Resumo

Perante a crescente ação interventora do homem na natureza, é necessário que a sociedade enfrente a realidade da crise ambiental, exigindo sua preparação para que possa entender e usufruir do avanço científico-tecnológico e discutir os problemas advindos destes e atuar dentro de parâmetros críticos, éticos, conscientes dos preceitos de justiça ambiental e social. Logo, deve-se salientar a importância da Educação Ambiental – EA, assim como os documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura, norteadores dos currículos escolares e da ação docente. Assim, este trabalho estudou a inserção da EA nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em um contexto de atuação docente e realidade escolar, baseando-se em uma análise documental dos PCN e em estudos de campo realizados pelas autoras. Os resultados mostram que, para os PCN, a EA não deve estar limitada a conceitos e posturas de preservação ambiental, mas incorporar aspectos político-sociais em uma visão crítica, transversal e interdisciplinar. Contudo, a realidade escolar é outra e a formação dos docentes ainda não prepara para uma atuação efetiva em EA, precisando uma adequação reflexiva aos pressupostos dos PCN sobre o tema.

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Publicado

2014-10-29

Como Citar

Pereira, E. G. C., Fontoura, H. A. da, & La Rocque, L. R. de. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO: ENCONTROS E DESENCONTROS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2164