SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Autores

  • Yves Chevallard Universités IUFM d'Aix-Marseille

Resumo

Este artigo apresenta considerações introdutórias sobre a Teoria da Transposição Didática. Examina o papel da teoria didática, com particular enfoque para a situação do didático e sua relação com os fatos e fenômenos na visão dos atores do sistema educacional. Aborda aspectos centrais dos fenômenos didáticos, tais como o conceito de relação didática, intenção didática, conhecimento utilizado e conhecimento ensinado. Diferencia “conhecimento acadêmico” de “conhecimento a ser ensinado”, argumentando que a ecologia dos saberes ensinados é regida por leis específicas, moldadas por condições e limitações peculiares da relação didática, que é tarefa da teoria didática trazer à luz.

Biografia do Autor

Yves Chevallard, Universités IUFM d'Aix-Marseille

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Publicado

2014-03-22

Como Citar

Chevallard, Y. (2014). SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2338