POSSÍVEIS CAUSAS PARA O DESINTERESSE PELA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS

Wilson Leandro Krummenauer, Clovis Milton Duval Wannmacher

Resumo


O presente artigo é fruto de resultados preliminares de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com alunos e docentes da educação de jovens e adultos de duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo identificar as causas do desinteresse pela física na modalidade de ensino EJA. A coleta de dados ocorreu através de questionários estruturados aplicados tanto a docentes como discentes, sendo realizada uma Análise Textual Discursiva do material coletado. Os resultados indicam uma diversidade de fatores que levam o aluno a não gostar de física, dentre os quais destacamos a não realização de atividades experimentais por parte dos professores e a ocorrência da matematização da física em detrimento de uma análise mais profunda do fenômeno estudado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio