ANÁLISE DE ERRO EM UMA QUESTÃO SOBRE FUNÇÃO: uma forma de desvendar as dificuldades dos alunos

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, Edda Curi

Resumo


É por meio do erro que os alunos demonstram suas dificuldades em um determinado conteúdo, portanto, é necessário que o professor analise a produção escrita desses alunos, com o intuito de identificar tais dificuldades. A questão aqui analisada, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, realizada com 37 alunos de uma escola pública de Minas Gerais, versa sobre o conteúdo das funções modular, par e ímpar. O objetivo deste trabalho é descrever uma das formas que se utiliza para analisar os erros cometidos pelos alunos. Para isso, foram criadas categorias com a finalidade de identificar e classificar os erros encontrados. Como resultado, foi possível identificar que os alunos não apresentaram muitas dificuldades em esboçar o gráfico de uma função modular, mas, a maioria deles não conseguiu identificar e nem justificar se a função esboçada era par ou ímpar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio