O USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO

Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza

Resumo


A questão básica do presente estudo é: como o uso da História da Matemática no processo do ensino de trigonometria nas funções seno e cosseno, pode levar o aluno a ter uma aprendizagem significativa? O objetivo é investigar como a História da Trigonometria pode se constituir como elemento facilitador da aprendizagem das funções seno e cosseno, por parte de estudantes do ensino médio. Essa experiência pedagógica envolveu  a produção de um ensaio sobre a história da trigonometría  e 21 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública federal, localizada no município de Nilópolis/RJ. A conclusão do estudo evidencia,  qualitativamente, que a História da Matemática é um elemento facilitador ao ensino das funções seno e cosseno, confirma a nossa aposta ou hipótese de trabalho, pois  trouxe avanço na aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio